A sua vida daria um romance?

roamance

Muita gente acredita que romances são apenas narrativas amorosas, envolvendo duas ou mais pessoas, você também?

Se sim, está na hora de compreender esse gênero literário de forma mais abrangente, e se não, já pensou em transformar a história da sua vida em um romance? Eu já, sabia?!

Escrever um romance pode ser uma ótima maneira de extravasar os seus próprios sentimentos, ou alguma emoção com a qual você ainda não consiga lidar, por exemplo, numa espécie de purgação, destrancando os cadeados que prende você a uma determinada condição.

Afinal, um romance corresponde a um texto em prosa, que expressa falas de personagens ou as referencia, e é escrito de forma direta e livre, diferentemente do texto poético, que é cheio de floreios e arranjos.

Um romance se compõe por ações correlacionadas, formando uma ou mais histórias, isso sendo definido pelo tempo e personagens relatados, e nem sempre com uma conotação apaixonada.

Às vezes, o texto romântico pode ter uma concepção política e filosófica, por exemplo, onde é declarado algum tipo de posicionamento a respeito de um tema, baseado em conceitos e ciências(sociologia, antropologia, etc.). A seguir, você aprende mais sobre o surgimento do Romance na literatura: Clique aqui!

Então, antes de instigar em você a ideia de escrever um romance, tendo como ponto de partida algum fato marcante de sua vida, é preciso não confundir esse gênero da literatura com a autobiografia, geralmente escrita em 1ª pessoa.

Agora, preste atenção aos 3 princípios para romantizar de modo parecido com os literatos imortais:

  1. Fundamente-se no que você conhece.
  2. Prefira a escrita dinâmica a real.
  3. Escreva em 3ª pessoa.

Vamos pôr os pingos nos is:

  • Para que a sua obra esteja fundamentada naquilo que já lhe é sabido(seu jeito de ser, suas experiências emocionais, e pessoas e acontecimentos que lhe marcaram) a sua vida deve ser a fonte de inspiração para a composição de seu romance.
  • Se você der conta de repoduzir com exatidão tudo o que falou e disseram a você, seu texto não será fluído, por isso, grandes escritores empregam diálogos, falas, referências que dinamizam a história, sem se prenderem ao desnecessário.
  • Uma história, mesmo que baseada na sua, quando escrita em 3ª pessoa, facilita que o seu leitor se identifique e se comova com aquilo que é narrado.

E outro fator a considerar para a produção de seu romance é um início que entusiasme, podendo alterar alguns elementos da realidade, no entanto, prevalecendo o verossímil, e, assim, acrescentando outros mais interessantes, inusitados, curiosos, enfim, que chame a atenção.

Além disso, é importante pedir a permissão para usar o nome de pessoas que significam e significaram algo em sua vida, ou substituí-los por outros nomes para não expô-las.

Você também pode ir treinando a sua escrita para romance através de um blog onde relate as suas vivências, ou comece a escrever crônicas do seu cotidiano, revelando as suas impressões sobre o que lhe acontece e afeta direta e indiretamente.

Bônus

“Todo discurso deve ser como o vestido das mulheres; não tão curto que nos escandalizem, nem tão comprido que nos entristeçam.” José de Alencar.

😉

 

 

 

 

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑