Miniguia para escrever relatórios

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PROPÓSITO

Relatório é um instrumento extremamente útil e eficaz que revela o fruto de um trabalho ou projeto para servir de consulta e tomada de decisões.

Nesse tipo de ferramenta, você pode descrever como uma tarefa foi desenvolvida; resumir relatórios anteriores; e apresentar informações sobre um processo.

Saber elaborar relatórios é uma habilidade essencial para negócios e para a vida acadêmica.

PRINCÍPIOS

  • É original;
  • A linguagem é simples, direta e acessível, e há uma sequência lógica de informações;
  • Evidencia-se o contexto;
  • Evita-se o mínimo de repetições;
  • A escrita é direcionada ao destinatário;
  • Justificam-se informações e resultados;
  • Destacam-se os resultados significativos;
  • *Apresentação de fatos incertos ou improváveis e sua relevância (relatório acadêmico-científico);
  • É permitida a legenda para termos complexos e insubstituíveis.

Então, para escrever um relatório, você pode se basear em modelos prontos, mas o conteúdo não pode ser copiado, plagiado.

E para que seu relatório esteja alinhado  a quem se destina, é necessário saber exatamente o que é esperado, e no que esse instrumento ajudará o seu destinatário, partindo do que ele já tem ciência, já sabe sobre o assunto.

Para evidenciar o contexto (situação) em que o relatório será escrito, você precisa saber a razão de ele existir (assessorar um plano de metas; transcorrer sobre o curso de um evento, um acontecimento; apontar uma hipótese, etc.).

MÉTODO DE APRESENTAÇÃO

Para a escrita de relatórios (técnicos, comerciais, marketing ou científicos), você pode seguir um padrão, que também é adaptável, conforme a finalidade desse instrumento, seja apenas informar, ou analisar resultados.

E algo essencial é reler o relatório antes de encaminhá-lo a quem se destina, e se for o caso, retirar elementos supérfluos e redundantes para deixá-lo impecável.

Veja um modelo básico de relatório:

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Mas também, existem diversos programas (gratuitos e pagos) que ajudam a produzir relatórios e que economizam tempo, onde alguns possuem um design bem bonito, podendo ser encaminhados diretamente pelo computador, segue uma lista:

Gratuitos:

Relatório no Canvas

Relatório no Access

Relatório no Word

Pagos:

Relatório no Dashgoo

Relatório no Salesforce

Relatório no Microsoft SQL Server 2016

E a última dica é: tenha sempre uma gramática e um dicionário à mão para escrever relatórios exemplares.

“O português ruim elimina muitos candidatos a emprego. Empresas não querem contratar funcionários que não saibam redigir um relatório, um memorando.” 

― Max Gehringer

 

 

 

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